Os Selos de Exu
Selos são outras maneiras de se referir aos pontos riscados de cada Exu.
Eles compõe uma forma de evocar a entidade sem necessidade da incorparação-assim, evoca-se a energia e a vibração daquela entidade, ou ainda, durante a incorporação, eles são traçados no chão para manter aberto o vínculo com o mundo espiritual para que a entidade possa se valer da energia de lá, sem puxar energia do médium.
Um selo ou ponto riscado pode ser desenhado de várias formas.
• Riscado com pólvora- quando se desenha um ponto no chão com pólvora e acende-se, em geral evoca-se energia mais agressiva do Exu, a mais potente. É usado somente em casos de extrema necessidade e com muita parcimônia- a pólvora, além de ser um elemento físico de manipular com segurança, pode causas acidentes, e espiritualmente, traz uma carga de energia muito grande, que apenas sarcedotes experientes conseguem manipular e controlar. É usado em casos de doença, demandas difíceis, para a a acabar com conflitos ou ainda proteger um ambiente fisicamete.
• Riscado com pemba- pode ser usada pemba branca ou vermelha na hora de riscar um ponto de Exu, em geral, o ponto riscado com Pemba pode ser usado para a maior parte dos trabalhos e dos rituais, pois é a forma mais comum de traçar o desenho pertinente ao selo.
• Selo fixo- somente no caso de um templo ou um espaço totalmente dedicado a Exu é que se deve traçar um ponto fixo, isto é, feito no piso com qualquer tipo de material que não possa ser apagado.
Ele passará a ser o suporte espiritual do lugar e, em geral, onde esse ponto está riscado, é difícil invoncar entidades,guias e Orixás da Direita.
Comentários
Postar um comentário