Exus, Pombagiras e a Magia Negra

Comumente,  em algumas vertentes da Umbanda e da Quimbanda,  o uso da Magia Negra é associado a Exus e a, Pombagiras.  É quando entra outra grande controvérsia relacionada à Esquerda: se eles são entidades que obedecem aos Orixás e a Deus,  como podem fazer uso de uma magia que prejudique as pessoas,  que lhes cause danos físicos e espirituais?
Embora requeira um pouco mais de entendimento, a resposta é simples: Exus e Pombagiras,  tal qual qualquer espírito humano, são dotados de livre-arbítrio. Eles não devem, e são orientados em não fazê-lo,  mas eles podem, sim, praticar a Magia Negra. Na verdade, qualquer entidade tem o livre poder de fazê-lo, incorporada ou não, é apenas uma questão de escolha.
Para entender tudo isso, vamos ser um pouco mais específicos, começando por responder a pergunta: o que é Magia Negra?
Muito se fala, mas parece que perguntar é proibido, e a simples menção do nome Magia Negra desperta calafrios e suscita medo e temor. Magia Negra ou Goécia, nada mais é que um sistema mágico julgado mau ou diabólico (e, de novo, a imagem do diabo cristão), no entanto, psicologicamente falando,  é o momento em que nos valemos do nosso lado obscuro (ou a nossa Sombra, segundo Carl G. Jung)  para manifestar nossa vontade, nossas necessidades ou nossos desejos. Algumas das prática da Magia Negra envolvem prometer coisas a entidades, espíritos ou demônios, em troca de benefícios ou de ter suas vontades atendidas.
Assim,  se paramos para pensar, se fazer Magia Negra é dar algo para obter algo em troca, não é muito diferente do que faz com qualquer entidade da Umbanda: se nos consultamos com um Preto-Velho ou um Caboclo, nem que seja a nossa boa vontade de ouvir e seguir seus conselhos, estamos dando, e nesse processo, eles também são beneficiados, pois estão cumprindo sua missão de caridade, também estão recebendo algo em troca. Por que, então, o que se faz com um preto-velho é Magia Branca e o que se faz com um Exu é Magia Negra? Essa resposta tem muitos fatores, mas os principais são:

1Preconceito, pois a ética e a moral de um Preto-velho estão muito mais próximos que a sociedade carnal aceita como normal, natural ou de bom tom, que a de um Exu ou Pombagira, que são espíritos mais livres de aparatos sociais, já que, mesmo em vida, costumeiramente eram pessoas, muitas vezes, distanciadas da sociedade e renegadas por ela.

2• Falta de compreensão sobre o código de moral, ética e comportamento que rege os Exus e Pombagiras, que discutiremos a seguir.

O ponto principal deste assunto, contudo é que aquilo que preconceitoasamente se chama de Magia Negra entre Exus e Pombagiras, nada mais são que atitudes sem hipocrisia ou amarras sociais, fatores que discutiremos a seguir.

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